terça-feira, junho 28, 2005

Radinho 2

Radinho da Helena (recebido dela) - Me animei, viu?

Volume total de música no meu computador: 22,7 GB
ABBA; Benny Golson; Bob Marley; Caetano Veloso; Demônios da Garoa; Doobie Brothers; Erudito - Bach, Beethoven, Brahms, Bruch, Carl Orff, Shostakovich, Chopin, Glazunov, Prokofiev, Tchaikovsky, Vengerov e Vivaldi; Gheorge Zamfir; Gilberto Gil; Jack Johnson; Jota Quest; Led Zeppelin; Ney Matogrosso; Os Mutantes; Pato Fu; Pinky Floyd; Pixinguinha; Zeca Baleiro; Raul Seixas; Ray Charles; The Doors; Tim Maia e Trilhas sonoras.

Último CD que comprei: também tem tempo que não compro CDs, mas o último foi o Maxell (um "case" com 100 un.)

Música tocando nesse momento: Theme de Eternal Sunshine of Spotless Mind.

Cinco músicas que eu escuto bastante:
1. Groovin' High – Benny Golson.
2. Ive Got A Woman – Ray Charles.
3. Unchain My Heart – Ray Charles.
4. Shine on your crazy diamond – Pinky Floyd.
5. capim guiné – Raul Seixas.
Tem mais, mas são pra ser só cinco!:(

Cinco pessoas para quem estou passando o radinho: Acho que vou ficar devendo. Infelizmente o trabalho anda ocupando demais a mente para ler blogs ou postar assim, não vou incomodar ninguém que não conheço.

:P

segunda-feira, junho 27, 2005

No meu radinho

Recebi o passe da Su. Já havia passado da hora de incluí-la na lista dos que devo ler.

Volume total de música no meu computador:
Não sei. Fico usando o computador dos outros (péssimo hábito). Então devo ter mais de 10GB no total.

Último CD que comprei:
Faz muito tempo que não compro CDs, mas o último foi do Leoni. Acho que na mesma época comprei mais dois: duos para violão e violino de Paganini e as suítes para violoncelo de Bach.

Música tocando nesse momento:
Nenhuma, porque estou sem fones nesse computador. Mas se pudesse escolher, seria O Último Pôr do Sol, de Lenine.

Cinco músicas que eu escuto bastante:
1. Blower’s daughter – Damien Rice.
2. Por você – Barão Vermelho.
3. Palavras e Silêncios – Fagner e Zeca Baleiro.
4. Sem você – Tom e Vinícius.
5. Beautiful Day – U2.
6. Paciência – Lenine.
7. Two of Us – Beatles.
8. O mundo – André Abujamra.
9. Aonde quer que eu vá – Paralamas.

Cinco pessoas para quem estou passando o radinho:
Elisa
Mythus
MxHC
Madureiras
Rolf (quem sabe ele se anima)
Rei Açúcar (o último post dele foi de uma corrente... espero que com esse estímulo ele volte a postar)

terça-feira, junho 14, 2005

Representantes de quem mesmo?!

Embora seja bastante complicado adubar searas alheias, creio ser uma boa forma para dividir incompreensões.

Tenho andado com a Carta Magna brasileira debaixo do braço. Poderia até parecer uma atitude muito nobre, um caminho em direção à mais completa e distinta cidadania, mas confesso que meus objetivos são mais pragmáticos e simplistas: a obtenção de um cargo público. Na verdade, as razões que me levam a buscar tal posição poderiam até dar um texto mais digno, mas isso é outra história.

Minha angústia é muito particular e pode ser desenvolvida em poucas linhas.

Lia o artigo 3º do texto constitucional, que fala sobre os objetivos fundamentais de nossa república (é importante comentar que a versão que tenho da Carta foi editada pela Revista dos Tribunais, que tem um cuidado impressionante com a indicação da legislação correlata a cada artigo, inciso ou parágrafo de lei). Logo após a leitura do inciso III, que caracteriza como objetivos fundamentais do país "erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais", fui orientada a buscar os artigos 79 a 81 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, modificados pela Emenda Constitucional 31, de 14 de dezembro de 2000. O objetivo dos tais artigos é instituir o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza, que seria regulmentado por lei complementar, para custear ações suplementares de nutrição, habitação, saúde, educação, reforço de renda familiar... O que quero destacar é o parágrafo único do artigo 79: "O Fundo previsto neste artigo terá Conselho Consultivo e de Acompanhamento que conte com a participação de representantes da sociedade civil, nos termos da lei".

Sempre achei que a expressão "nos termos da lei" fosse meio sarcástica. É como se nossos legisladores sempre procurassem deixar uma frestinha, um espaço de indefinição.

Nova orientação: ver Lei Complementar n.º 111, de 6 de julho de 2001. Esta foi a lei que determinou a utilização do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza para programas como o Bolsa Escola e o Bolsa Alimentação. Foi aí que encontrei o nó: art 4º - "Fica instituído o Conselho Consultivo e de Acompanhamento do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza, cujos membros serão designados pelo Presidente da República, com a atribuição de opinar sobre as políticas, diretrizes e prioridades do Fundo e acompanhar a aplicação dos seus recursos".

Meu ponto é: como pode um conselho consultivo ter real representação da sociedade civil se seus membros são designados pelo Presidente da República? Tudo bem que o Presidente é legitimado pelo sufrágio universal, mas não creio que isso justifique. O parágrafo único do artigo 4º é intrigante: "Ato do Poder Executivo regulamentará a composição e o funcionamento do Conselho de que trata este artigo, assegurada a representação da sociedade civil". Fico imaginando como será a composição atual do Conselho do Fundo. Fico imaginando que, se tivéssemos políticos com moral duvidosa (o que nunca foi o caso do Brasil), poderíamos correr o claro risco do Presidente escolher comparsas seus para comporem o grupo que exerce o acompanhamento e a fiscalização da aplicação dos recursos. Claro... são só hipóteses.

sexta-feira, junho 03, 2005

"Carta aberta ao Senador Eduardo Suplicy"

"Prezado e Ilustre Senador Suplicy:

Chego um pouco atrasado à conversa, mas não poderia deixar de lhe escrever. Esta é uma carta cheia de admiração. Acompanhei pela imprensa o relato das centenas de mensagens de apoio à assinatura que o Sr. emprestou à CPI encarregada de apurar o escândalo de corrupção nos Correios. Parabéns por honrar o mandato recebido..."

Isto é só pra dar o gostinho da discussão imperdível iniciada pelo Idelber. Quem tiver um tempo não pode deixar de ler os comentários e o post do Roman, que estou conhecendo agora.