sábado, novembro 19, 2005

Furto

Tive minha carteira furtada no centro da cidade. Bom... até aí, nenhuma novidade.

O cara até foi - por mais absurda que possa parecer essa declaração - gentil. Catou meus cartões do banco e as duas folhas em branco de cheque que havia e largou minha carteira em um ponto de ônibus. Largou tudo! Fiquei impressionada. Documentos, cartões de visita, extratos, endereços, cartão de tipo sangüíneo, carteirinha da biblioteca e até meu cartão da locadora de vídeo (com créditos!!!) - que foi o que me salvou (alguém encontrou a carteira no ponto de ônibus, levou até um posto de gasolina, que entrou em contato com a locadora e que, por sua vez, ligou para mim).

Ao receber a notícia, contatei o banco. Fui em busca de meus documentos e dirigi-me à delegacia de polícia mais próxima. Foi aí que tive a maior surpresa do dia.

Um lugar pequeno, mal localizado, com mesas visivelmente velhas e precisando de cuidados, cadeiras com estofamento rasgado. Existiam dois computadores, mas um era só decorativo, já que só havia um policial de plantão - nitidamente exausto.

Nem precisei perguntar-lhe nada. Quando soube minha profissão, perguntou-me se eu iria colocar no jornal o absurdo abandono em que se encontra a estrutura da polícia civil na cidade. Contou-me que dos 5 postos policiais que existiam há pouco tempo, três foram fechados. Quando brinquei, dizendo-lhe que isso era uma boa notícia, pois deveria ter diminuído a "demanda", ele riu e disse: "Não. O que diminuiu foi o número de policiais mesmo." Ou seja, numa cidade de quase meio milhão de habitantes, há dois DPs abertos e cada um deles possui um policial de plantão. Descobri que Florianópolis, que tem significativamente menos habitantes que Joinville, conta com um corpo policial maior do que o dobro do daqui. Bom... vai ver é por isso que o poder local da cidade, "pupilo" do Governador do Estado, apóia com tanta veemência as iniciativas privatizantes de pessoas como os meus vizinhos.

Fiquei pensando... será que o ladrão de minha carteira não teria um "espírito coletivo" mais aguçado que as autoridades políticas de Santa Catarina?

1 Comments:

Blogger Mythus said...

A polícia civil está ligada ao governo do estado. Cidades do interior tendem a receber menos atenção do Governador do Estado.

Vamos torcer para que o ladrão só tenha usado mesmo o dinheiro. Mas me diz: será que o fato dele não ter destruido seus documentos e ficado com sua carteira faz dele um bom ladrão?

Quanto ao terreno público, ele não pode ser usucapido, nem podem me impedir de tirar umas fotos lá da praça ;) -- ainda que cerquem e que haja uma lei que permita isso.

11/21/2005 4:42 AM  

Postar um comentário

<< Home