Cultura
Cultura, ah! a cultura!
Se, às vezes, achamos que pode ser um problema, quão maravilhosa pode ser e é a cultura...
No fundo, o uivo é a presença do cidadão na vida da sociedade, na vida do país, fora dessa rotina cinzenta em que, mais ou menos, estamos. Quando eu digo "uivemos", estou a pretender dizer "digamos, reclamemos, protestemos".
José Saramago
4 Comments:
Hum... problema? Cultura pode ser um problema? Ou será que confrontar culturas diferentes é que torna as coisas complicadas?
Bom... quando se fala em "cultura", às vezes, podemos acabar numa caixa preta. "Cultura de elite", "cultura de mariscos", "cultura regional", "cultura popular"...
Não sei em quê contexto exatamente se situa essa afirmação, mas sei que um encontro de culturas pode ser algo muito duro de enfrentar e nem sempre enriquecedor como se imagina. Eu, com meu jeito japonês-paraguaio, viver sob o mesmo teto que o totalmente-japonês-e-isso-significa-autoritarismo-e-orgulho-cego-que-beiram-a-total-ilusão-de-si-mesmo que era o meu avô foi uma das experiências culturais mais aflitivas que já tive. Só para fins de registro, há tempos sou leitor do blog da Elisa e parece que vou me tornar leitor aqui também.
Um post com leitura aberta aberta, por aqui isso é novidade! ;^)
O que Makoto falou é até verdadese entre o choque de duas culturas não há uma fusão, a experiência de convivência pode ser terrivelmente difícil. Mas acredito que o problema maior, é quando encontramos aqueles que acreditam que determinado grupo não tem cultura...
Aqui em Vancouver várias grupos culturais convivem sem se fundir... Chineses, indianos e africanos chegam a ser maioria que canadenses nesta cidade... Os canadenses recebem a influência cultural dos primeiros (com muita força no quesito alimentação), mas a reciproca não se realiza... Chineses e indianos, principalmente, vivem aqui como se estivessem em seus países de origem... Inclusive mantendo o uso da língua pátria em detrimento do inglês... Chega a ser engraçado ir à Chinatown, no centro de Vancouver, e não conseguir comprar em algumas lojas porque nenhum dos vendedores falam inglês... Nem parece que estamos no Canadá!!!
Postar um comentário
<< Home