domingo, janeiro 15, 2006

Voltando à vaca fria

Depois de um final de ano cheio de compromissos e 17 dias de ano novo num surpreendente encantamento com o sol, a praia e uma companhia insubstituível, já estava na hora de voltar a uivar por aqui.

Nada como começar um ano vendo as coisas se anteciparem. Se a campanha eleitoral já se mostrava aberta durante o ano passado, 2006 parece escancarar a disputa. Além da pouco sutil propaganda partidária televisiva, vêem-se os parlamentares, ainda em convocação extraordinária (da qual, diga-se de passagem, têm participado pouco), tentando conquistar votos com a renúncia de seus salários extras. Poderia ganhar o meu voto alguém que fosse protagonista na aprovação de um projeto que acabasse com essa prática de vez. Mas... depois de tantas idas e vindas, acho que me sinto um pouco mais petista do que me sentia no decorrer do ano passado. Difícil de compreender à primeira vista, não?! Mas é.

Na verdade, não posso mais fazer campanha partidária. Não tenho mais tanta segurança pra isso. De qualquer forma, estava pensando sobre o que não quero para esse país nos próximos 4 anos e decidi fazer campanha para a sensatez. Convenhamos, não há muitas opções.

Apesar de todas as políticas ortodoxas, de todas as decepções éticas, das alianças incompreensíveis, das articulações obscuras, fez-me pensar a afirmação de José Dirceu na entrevista para a Caros Amigos: “O governo Lula faz um governo de centro-esquerda porque as condições do Brasil não permitem fazer um governo só de esquerda. Muito menos de extrema esquerda. Agora, é só a direita voltar para o governo, vocês vão lembrar que o governo do Lula era um governo de esquerda. Deixa só acontecer e vocês vão ver.” (Caros amigos, nº 106, 01/2005, p. 43)

Por mais que a luta contra o neoliberalismo tenha sido fracassada em milhões de aspectos, como estaríamos se estivéssemos nas mãos de um governo historicamente definido como “de direita”? Como teria sido um governo do PFL? Ou a continuação de um governo do PSDB? Na eleição de Lula, pensei que teríamos um governo muito próximo do ideal. Nessas eleições, pode ser que tenhamos que lutar contra o que é mais abominável.

Acho que o que mais me impressionou no governo petista foi a articulação política completamente desconectada do apoio popular. Ninguém precisa ser “chavista” aqui, se isso parece ser tão ruim. Mas depender exclusivamente das alianças dentro do Congresso, quando se tem toda a possibilidade do mundo de se apoiar num povo sedento por mudanças, é, no mínimo, pouco inteligente. Deve-se te a coragem de desafiar a “opinião pública” controlada pela mídia. Deve-se ter a coragem de desafiar a própria mídia. É com essas (e outras) esperanças que poderia apostar mais uma vez nesse governo. Ou – em outras palavras – é com um certo medo que pretendo lutar contra o retorno do poder às mãos tucanas e pefelistas.

Feliz Ano Novo.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Concordo com você. Fiquei profundamente decepcionado com Lula e o PT no poder, mas esse governo ainda fez muito mais pelo país que os malfadados anos FHC.

Hoje mesmo temos a notícia da legalização dos contratos de gaveta pela CEF. Isso tem um efeito social enorme, mas aparece com mínimo destaque na imprensa. O fato é que a imprensa precisa alimentar o caos para vender...

Por outro lado, a conivência do presidente com a corrupção petista me deixou arrasado. Podia pensar tudo dele, menos isso.

Pela primeira vez, vou para o voto sem a esperança de que ele vá mudar grandes coisas. Provavelmente votarei em Lula com o nariz tapado, na base do "menos pior" mesmo. Mas se Serra ganhar, não vou pensar "é o fim do mundo". O país, de uma forma ou de outra, sobrevive a isso.

1/15/2006 7:55 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá!

Passou tanto tempo sem postar que até me deu vontade de comentar quando li este nova revelação. Pois bem, não se animem com meu comentário, ainda não estou totalmente curado deste mal, não sei ao certo se devo voltar a comentar política. Talvez minhas opiniões estejam cada vez mais exageradas e arrogantes que nunca. Mas vamos à revelação... Mais petista hein? Mmmmmmm...

A cada dia que passa me vejo mais convencido de que essas subdivisões partidárias são mais parecidas com marca de barra de chocolate do que qualquer outra coisa. Explicando melhor, temos ai uma variedade enorme de barras de chocolate: com castanha de caju, com avelã, aerado, ao leite, meio amargo e amargo. Mas é tudo basicamente chocolate. Todos tem gostos diferentes mas são basicamente chocolate. Agente acaba engolindo o que gosta mais.

Ninguém ouviu dizer que Todos os componentes de um certo partido devolveram a grana do salário extra ou que apenas determinado partido compareceu para trabalhar. Antigamente dizia-se que “o PT não é corrupto”. Reparem que diziam PT e não componentes ou deputados ou senadores do PT. Sei que quando se diz mais petista quer dizer que concorda com os ideais e diretrizes divulgadas pelo partido. Hoje fiquei sabendo tb que vc gosta mais de chocolate com castanha de caju. Eu só queria alertar que do jeito que as coisas estão se resolvendo com os partidos quem é diabético sai no lucro.

Eu pessoalmente recomendo um regime pro povo brasileiro. Mais sexo (com camisinha) e menos chocolate.

1/16/2006 12:12 AM  
Blogger Makoto® said...

E eu acho que vou mudar de país... mais fácil que mudar o país.

1/16/2006 1:25 AM  
Blogger Mythus said...

Apesa dos debates com Elisa, eu tenho sim uma queda pela esquerda, mas nunca fui "romântico" e sempre achei que o PT, como qualquer outro partido, tinha uma integridade "normal" (dos partidos) a diferença estava no que ele poderia fazer com o dinheiro que não era desviado. Mesmo pensando assim, nunca fiquei satisfeito com o argumento "rouba, mas faz".

1/23/2006 12:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

Tbem me sinto mais petista hoje que antes. Afinal, hoje temos q combater os males do próprio PT. tbem vou votar no Lula pra evitar o pior. O PSDB destruiu o Brasil com suas privatizações criminosas, e se o Serra ganhar vai privatizar a Petrobrás e o pouco q sobrou. Mas o LULA que me aguarde....Vou cobrar tudo aquilo que ele não fez já no primeiro dia após a apuração. E desta feita a cobrança será diária para que haja um volta aos ideais do PT. Se não houver aceleração da reforma agrária, vou me juntar as invasões. Se não houver reforma política, vou jogar pedra no palacio e no congresso. Se não proibirem a propaganda de politicos;presidente, governador e prefeito, gastando nosso dinheiro pra dizer o q foi feito, vou pichar a cidade com FORA LULA!!!
Temos o dever cívico de não permitir o retorno de PFL-PSDB. temos a obrigação de ver cumprido aquilo que defendemos com nosso voto.

1/24/2006 2:57 AM  

Postar um comentário

<< Home