sábado, março 18, 2006

....

Minha participação neste debate que se iniciou na caixa de comentários do post anterior e se atualizou no Kaleidoskópio, se inicia (ou continua) com a frase que define meu Blog:

"A verdade é apenas um aspecto daquilo que chamamos "realidade". Quem diz ter a verdade, pode até não saber, mas pretende apenas ter controle sobre os outros."


Melhor dizendo, a visão social de mundo será tanto mais ampla quanto mais nos perguntarmos o por quê das coisas. Aceitar fatos como dados, seja como pré existentes ao Homem ou como naturalmente colocados de forma que não possamos mudá-los é ter uma visão mais restrita do mundo.

Obviamente, toda visão de mundo é uma questão de fé. Fé no conhecimento que funda essa visão, seja o conhecimento científico (e suas várias vertentes), o religioso ou filosófico; mas até mesmo o diálogo entre os conhecimentos é ampliado ou restringido pelo alcance das perguntas que estes se fazem.

1 Comments:

Blogger Mythus said...

Concordo em parte. Concordo que aquele que dita a realidade quer, de certa forma, controlar o pensamento, mas a pontos que ultrapassam qualquer fundamento comum, como a origem das coisas, o marco zero do tempo. Nesse ponto por exemplo, as leis da ciência que rege o universo não valem, não há registro material, etc. Daí, resta apenas a fé em seja lá o que a pessoa tiver para dizer como tudo, do nada, apareceu. No mais, a realidade é algo a ser questionado, pois independente de conceito, qualquer credo, ou qualquer filosofia, é nela que existimos.

No momento que paramos de questionar um determinado assunto, assumimos que ele é absoluto. Pode até ser que isso ocorra, já que "tudo é relativo" significa que há algo absoluto, nem que seja uma afirmação. ;^)

Mas, puxando a sardinha pro lado que puxei - o que acredito que seja completamente diferente do assunto desse post -, ter "fé" no homem, é algo que invariavelmente todos têm, ainda que saibamos que é uma "fé" num ser que sabemos que vai falhar conosco em algum momento.

3/19/2006 7:43 AM  

Postar um comentário

<< Home