quinta-feira, maio 12, 2005

Estrelato

Engraçado... há pouco tempo eu sempre sabia quando seria veiculado algum programa do PT na programação local de televisão. Sempre me programei para assistí-los. Mas hoje o dia passou e só fui descobrir que houve programa por causa de uma dessas manias esquisitas que tenho: ler o matutino tarde da noite.

Era uma matéria pequena, sobre o teor do programa do partido e sobre como as grandes "estrelas" da campanha de Lula em 2002, como Fome Zero e Primeiro Emprego, estão de fora do vídeo. O que verdadeiramente me chamou a atenção foi isso:

"Por sugestão do publicitário Duda Mendonça, serão citadas a não-renovação do acordo com o FMI, a política de emprego e de microcrédito como ações ao gosto petista. Nada de juros."

Nada contra Duda Mendonça, mas havia um tempo em que as sugestões sobre o que mostrar e o que não mostrar eram dadas a partir de critérios muito mais profundos dos que os que a publicidade utiliza. Ok... é só um programa de TV. Mas é nessa onda que o PT não sabe mais distinguir se é o que pensa ou se é o que diz ser.

Aliás... (para os que acompanham a singela e lenta vida desse blog): cartas de desfiliação foram enviadas à Direção do Partido dos Trabalhadores de Joinville. Dizem que lobos babaram nelas.

1 Comments:

Blogger Mythus said...

Ainda lembro de uma charge onde tinha o, até então candidato, Lula, caracterizado de Diabo, num barbeiro tentando melhorar a imagem.

(A imagem não melhorou e ele perdeu para Collor.)

Duda Mendonça conseguiu tirar esse estigma de Lula e por isso ganhou tanto prestígio. Vivemos num mundo de aparência. Nos comerciais de TV, lançam amônia nos hamburgers para mostrar o "vapor/cheiro"; na prova oral do MP vou ter que ir no barbeiro para que barba e cabelo fiquem impecáveis, etc. Não adianta ser o melhor, tem que motrar a beleza das coisas.

O primeiro emprego foi horrível. Descartado. Um programa que transformava o setor privado em escola beneficente, sem vantagens, não tinha como ir para frente. Íamos até aplicar, mas se a legislação normal sobretaxa a empresa, ainda mais podando a autonomia dela (que é mais ou menos o que esse programa fazia)? Não poderia dar certo.

O programa Fome Zero ficou muito longe da meta, ficou feio.

Não é só a faxineira que esconde debaixo do tapete o pó da sala, mas tormar forma de empresa captalista não é exatamente aquilo que alguns do partido esperavam que o PT se transformasse, suponho.

Para onde esses estão indo?

5/13/2005 3:08 PM  

Postar um comentário

<< Home