segunda-feira, maio 23, 2005

Um país cada vez mais intragável

Em política, parece que as coisas são assim mesmo. Quanto mais você conhece a coisa, menos sabe o que fazer com ela. E as tais "coisas" vêm à tona sempre nesses momentos de iluminada paz, de singelo entendimento, entre toda a comunidade de ilustríssimos eleitos com os nossos tão efêmeros e simples apertõezinhos na urna.

Rondônia está em crise. O governador denunciou os deputados da Assembléia pedindo propina. Hum... me vê uns 7 deputados. Dez é melhor. Isso, é claro, se você me fizer um descontinho, já que estou comprando em quantidade. Um dos integrantes da Casa disse que um colega parlamentar gastou 2,8 milhões de reais para ganhar a simpatia de 14 deputados que o colocaram na presidência. Vai ver o governador achou meio cara a negociação e resolveu usar alguns artifícios para baratear a mercadoria. Afinal, se é verdade que onde há fumaça há fogo, pode ser que o chefe do executivo de Rondônia não seja a pessoa mais imaculada da política brasileira, já que também é alvo de investigação por supostas irregularidades ocorridas quando ocupava o cargo de prefeito de Rolim de Moura. Se não pensou em baixar o preço dos deputados, pensou que, pelo menos, o escândalo seria providencial para acabar com as possibilidades de ser cassado pela Casa. As fitas mostram as criaturas fazendo orçamento, avaliando condições de pagamento. Pense bem governador... somos seres humanos. Homo sapiens abjectus. Nova espécie (ainda não estudada a fundo pela ciência, mas em proliferação descontrolada).

Está difícil de acompanhar tudo o que anda acontecendo por aí. Correios, IRB, possíveis desvios do Fundef, venda de gabaritos e vagas em concursos públicos. E os absurdos novos acabam silenciando os antigos: Romero Jucá, Henrique Meirelles...

Enquanto isso, o Senado se encontra esvaziado em razão de um feriado que acontece só na quinta-feira e o restante dos urubus se organizam em CPIs. São as pizzarias mais populares do país.

Demite aí pelo menos metade dessa corja. Já não dá pra saber pra que servem. Seria insensato dizer isso? Bom... a sensatez não parece governar este mundo.

4 Comments:

Blogger Mythus said...

Afasta metade, então os substitutos deles assumem, guess what? os substitutos são os sobrinhos de 18, 19 anos de idade que não faziam nada além de ganhar dineheiro do gabinete dos tios... :^(

Eu até que gosto de Direito, mas só de pensar que são esses que fazem as leis desse país, não me admira que há leis que pegam, há as que não. Conveniência e Oportunidade são princípios do Direito Administrativo que, de repente, ganham um novo significado na mente desses nossos representantes.

5/24/2005 11:55 AM  
Blogger Clique Aqui said...

Que tema para um blog! Odiando ou amando, não dá pra fugir da política. A arte do diálogo. "Será arte?" (Ferreira Gullar).

5/25/2005 1:04 AM  
Anonymous Anônimo said...

ViximinhanosssasenhoraJizuisMariaJosé!!! Tudo junto! Êta porra!!! Jornalista arretada. Como vai a macaca? Acho q ela se adaptou bem com vc. Mas n mima ela demais pq depois custa para nos livrarmos dela. Tb com um governo desses a macaca n ficará desamparada nunca.
Excelente texto... um viva... brindemos a macaca inspiradora!!!
Tim-tim.

5/25/2005 10:04 AM  
Anonymous Anônimo said...

É isso aí... Parabéns por mais esse UIVO!!!! Atenua a indignação, o sentimento de impotência. Continue...o UIVO ecoa e,com certeza, fará a diferença.

5/25/2005 12:26 PM  

Postar um comentário

<< Home